delicia de receita
 
Página Inicial Acompanhamentos Aves Bebidas e Coquetéis Biscoitos Bolos Carnes Congelados Doces e Sobremesas Docinhos Lanches e Sanduíches Massas Molhos e Cremes Pães Patês Peixes Pizzas Receitas Light Recheios e Coberturas Saladas Salgadinhos Sopas Sorvetes Tortas Doces Tortas Salgadas Vegetarianas   Envie sua ReceitaGanhadores DicasNutrição Entre em Contato  

 

 
   

Nutrição

 

Simone Medeiros Corrêa é nutricionista, formada pela Universidade Federal de Pelotas e atua na área nutricional desde 1998.

Possui especialização em administração da produção e nutrição clínica; aperfeiçoamento em vigilância sanitária pela Fiocruz e curso de extensão em nutrição funcional, fitoterapia e técnica dietética, capacitação em Nutrição e estética.

Atualmente trabalha em Blumenau e para os internautas do Delícia de Receita, trará informações importantes para uma boa alimentação e cuidados com o seu organismo.

 

 

 

EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS

A alimentação infantil está muito embasada nos hábitos alimentares dos pais. Quando a criança começa aprender a selecionar os alimentos de sua preferência também levará em consideração o que os pais selecionam ao se alimentar. Nesse momento começa a se estabelecer um novo padrão alimentar que muitas vezes não será o mais saudável.
Nos dias atuais adultos e crianças inseriram em sua rotina alimentos de fácil preparo e ingestão. Assim os alimentos industrializados são os primeiros a serem escolhidos: biscoitos, waffer, biscoitos recheados, pães refinados, doçuras, sucos de pacote ou tetra park, refrigerantes, etc. As frutas entram apenas como sabores de balas, sorvetes e biscoitos. É muito comum pais e filhos reclamarem que comer frutas dá muita sujeira e trabalho para comer, nesse conceito é possível observar como as pessoas estão totalmente sedentárias a ponto de não querer mais descascar, picar, lavar, mastigar, etc.. Novamente entra aqui a realção pais e filhos: o que os pais escolhem para se alimentar versus o que o filho opta como padrão alimentar.
A mudança alimentar das crianças começa com os pais. Não existe reeducação alimentar infantil sem a intervenção dos familiares. Há necessidade na hora da compra nos supermercados os pais ensinarem os filhos fazerem escolhas saudáveis. Dentro de casa na geladeira e armários os alimentos à disposição também devem ser os mais saudáveis possíveis. A presença de frutas, verduras, sucos naturais, alimentos integrais devem ser normais para criança uma vez que elas em acesso dentro da própria casa.
Quando a criança começa a frequentar escola e inicia o contato com outros alimentos tipo fast food pelas cantinas escolares ou pelos coleguinhas na sala de aula, a criança já possui um hábito aliemntar saudável inserido o que pode ajudar a dificultar o desejo por esses alimentos. Também ocorre muitas vezes quea criança começa a deixar de comer frutas, verduras, sucos e água, mesmo com os pais que mantém uma alimentação saudável. Nesse caso os pais deverão manter uma alimentação saudável dentro de casa e manter a oferta para a criança, não abrir exceções e coemçar a oferecer apenas o que a criança deseja comer. Uma das dicas é sempre ofertar duas escolhas desde que as duas sejam saudáveis, por exemplo: um iogurte ou uma fruta.
Na elaboração das refeições será necessário muitas vezes utilizar a criatividade: misturar legumes no arroz e macarrão, inserir aveia nas massas de pães e bolos, incluir fibras misturadas no feijão, ofertar saladas dentro do sanduíche, fazer torta de legumes, usar frutas para fazer shakes, fazer sucos de frutas naturais e ofertar nos lanches.
As mesmas dicas valem para as crianças sedentárias. Os pais devem estimular desde cedo serem ativas, mas os pais devem fazer juntos: sair para andar de bicicleta, caminharem, brincarem de correr, etc. fazer a criança acostumar a ser ativa. Programar hora para estudar, para usar computador e tempo livre. Desta forma as crianças deixaram de ser sedentárias, de ganharem peso e no futuro serão adultos saudáveis.

 

Veja artigos anteriores:

27/04/2009 - USO MODERADO DAS CASTANHAS
23/02/2009 - DICAS DE NUTRIÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS
01/02/2009 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA CRIANÇAS
06/01/2009 - ALIMENTAÇÃO ATUAL DO BRASILEIRO
09/12/2008 - LIPOSTABIL
27/11/2008 - Obesidade Infantil
23/11/2008 - Alimentos funcionais

 

 

 

OLÁ,

 


 
Documento sem título

| Contato | Política de Privacidade | Regulamento | Envie Sua receita | Dicas | Nutrição | Orkut | Parceiros | Denuncie |

Copyright© 2008 - www.deliciadereceita.com.br - Todos os direitos reservados (All Rights Reserved).
Delícia de Receita - Portal de culinária onde o internauta pode postar receitas, fotos e gerenciar comentários.